Páginas

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Uma Fé Extraordinária

             Hoje quero compartilhar com você, algumas lições da Bíblia,  sobre a  fé que resulta em milagres, a partir da história de uma mulher que, a despeito da adversidade prolongada e de tudo estar contra ela, não deixou de confiar na bondade Deus e no poder de Jesus para ajudá-la. Sua história, narrada em Mt 15.21-28 e Mc 7.24-30.  Uma mulher gentia, que morava fora dos limites de Jerusalém, identificada no primeiro  texto como a “mulher Cananéia”. No segundo, como  de  nacionalidade grega, sírio- fenícia.  Com base nesse episódio queremos hoje desafiar  sua fé, que  crer em Deus é a única fonte, daquele que nos criou, e não só a cura física do corpo mas também proveu todos recursos para nossa salvação e uma vida de vitórias.  A Bíblia não registra  exatamente a idade daquela jovem e o tempo que sua  conviveu, com  ela, possessa.    O texto  relata que Jesus foi  para uma região  dos arredores de Tiro e Sidom,  entrou numa casa e não queria que ninguém soubesse que Ele estava ali.  Porém nem os seus discípulos que o acompanhavam,  conseguiram guardar em segredo a presença Dele  naquele lugar. Algo extraordinário haveria   de acontecer naquela cidade, para sua Glória. Amado, a fé, é um dom  indispensável para o  acontecer o milagre. Você é possível prevê um milagre? Não! Milagre é algo inexplicável pela ciência humana; imprevisível; é algo que diz respeito a soberania de Deus. O texto  que relata  em Mateus que ela aproximou - se de Jesus com  clamor insistente, de uma mãe desesperada.  Dizia, Filho de Davi tem misericórdia de mim. Minha filha está endemoninhada. Ela soube agir de forma certa, não perdeu a oportunidade, e chamou atenção de Jesus e dos seus discípulos. O que está afligindo você hoje?  De propósito quando lemos essa história, deparamos  num conflito muito forte,  e desejo frisar alguns  obstáculos que essa mulher enfrentou, antes de receber a  sua benção de libertação para  sua filha que estava em casa possessa.  
O primeiro obstáculo Jesus simplesmente manteve-se em silêncio. Ele não  respondeu palavra  alguma; o pedido dela foi ignorado. 
O segundo obstáculo, foi  a rejeição dos discípulos que estavam, pediram a Jesus, dizendo, ”manda-a embora” seu grito  lhes perturbavam.
O terceiro obstáculo, exatamente de onde ela não  esperava foi de uma  resposta muito desagradável,  uma declaração negada pelo  próprio Jesus. Dizendo não, eu vim, Eu fui enviado, para buscar apenas as ovelhas perdidas da casa de Israel. Mas, aquela  mulher, com firmeza e convicção do seu objetivo,  não recuou,  tomou, atitude imediata, apesar do descaso da prova que ela estava sendo testada, naquele momento,  ajoelhou-se, implorou-o e disse: “Senhor ajuda-me”. Como posso perceber de modo bem claro como se fosse aquela mulher. Será que tu não estás vendo a minha situação Jesus?   Não importa o seu problema, seja ele na área material, física, emocional ou espiritual.  Deus pode fazer um milagre hoje na sua vida, basta crer. É,  só crer!  Ele que esta bem perto de você, e você percebe, pode providenciar aquilo que necessita de socorro, cura, libertação e a sua salvação. Mas não parou por aí, apareceu um
quarto obstáculo, como ela era uma gentia de nacionalidade diferente, da cultura judaica da época os judeus da época  os consideravam  os gentios, como cães,  os que não eram judeus.   Exatamente Jesus, usou  dessa  cultura para  dar uma  resposta para desmontar de vez  a essa pobre mulher declarando-o, além do seu desespero que estava passando naquele momento.  Diz o vs 26, Jesus diz a  ela:  não é certo tirar o pão dos filhos e lançá-los aos cachorrinhos.  Porem a sua situação era de uma necessidade extrema. Isto nos faz entender que muitas Deus nos prova, protelando em dar a resposta da nossa oração como queremos imediatamente; As vezes ele nos leva, e nos ensinar em perseverar, e devemos  entender que basta somente uma palavra Dele, e os  recursos são criados, soluções geradas, e milagres liberados.  Aprenda a crer e a confiar em Deus, como fez a mulher Cananéia. Ela entre outras coisas, discerniu a origem do seu problema, buscou ajuda na pessoa certa, rompeu barreiras, priorizou a solução para o seu problema que o afligia, não desistiu ante a recusa e dificuldades, compreendeu o que Jesus disse, agiu com sabedoria e revelou maturidade espiritual.  Hei,  ela não precisava de um pão inteiro,  mas apenas uma migalha, um palavra saída da boca de Jesus  em que ela confiava com firmeza, então com isso estava solucionado todo seu problema. Então ela declara  no vs 27: “Sim Senhor, mas até os cachorrinhos,comem das migalhas , que caem  da mesa do seu Senhor” Eu falei em  um dos comentários anteriores, sobre o contraste entre o medo e a fé, Mc 4.39. Naquele episódio, Jesus com apenas um gesto, repreendeu o vento e mar, houve grande bonança. No diálogo a  mulher e Jesus, bastava, apenas, uma palavra,  de uma frase milagrosa. Diz o texto vs 28. Depois de passar por tantos impedimentos de uma genuína  prova  de fé,  Jesus finalmente atende o  seu pedido diz:  “Mulher grande é a tua fé, seja conforme tu desejas,  você pode ir ; o demônio já saiu da sua filha”.  Veja caro leitor que aquele mulher Cananéia não fez rodeiros, nem apelou primeiro para  os discípulos de Jesus, reconheceu  a autoridade do Mestre e dirigiu-se a Ele, adorando-o rogando-lhe e insistindo até ser atendida, e recebeu o seu esperado milagre.Recorra a Ele, é somente Dele que podemos receber bençãos para nossa vida num mundo conturbado, que Deus te abençõe, fique na Paz

Comentário - Pb Daniel A. Silveira     

Nenhum comentário:

Postar um comentário